06 jul Acreditar que é possível sempre foi a nossa maior motivação
Em algum dia do ano de 1996 percebi que os retalhos de couro que varria para jogar fora, formavam lindos mosaicos, e que era aquilo que deveria estar nas roupas que criava. Como fazer? Muitos testes, cortes, como fixar? Qual o tamanho ideal? Como manter o caimento dos tecidos? Como ter paciência e principalmente transferir essa paciência para as minhas costureiras, como fazer para não me acharem louca (risos!) foi difícil no começo, mas superamos essa fase.
Os meus mosaicos foram a primeira experiência, foi aí que percebi que podia ressignificar, pensar em soluções criativas para as sobras de materiais passou a fazer parte das minhas inspirações. Minha carreira como designer de moda passou a ter um diferencial pois misturar na mesma receita, inovação, criatividade, processo artesanal, arte, materiais inusitados e superar os desafios dessa construção.
Pensar na moda além da roupa sempre foi muito claro para mim, moda vem de “modus” então comportamento sempre foi o meu foco . Entender que o meu trabalho com a moda não se limitava somente a fazer roupas, mas contar histórias através de produtos, agregar valor as coisas e seguir o conceito verdadeiro do design, ter função e levar qualidade de vida para as pessoas, bem estar.
Desde o início da minha carreira moda e responsabilidade social estão juntas, instituições como GAPA, Projeto Axé, APAE e tantas outras e trabalhar em comunidades passou a ser um prazer, como um projeto pessoal e que de forma espontânea se tornou um dos propósitos da marca Luciana Galeão.
Montei um curso com conhecimentos técnicos como designer e juntei com a experiência como gestora, minha formação na academia contribuiu muito, pois sou formada em gestão em negócios de moda e design, somei o título com a experiência do trabalho criativo e de gestão da marca e passei a ser convidada por muitas empresas que precisam fazer ações sociais com grupos produtivos.
Com o passar do tempo comecei a juntar tudo: o olhar para ressignificar com o trabalho com ações sociais e o design. Em 2010 iniciei trabalhos maiores, transformando grandes volumes de resíduos em produtos com valor agregado, empresas como Ford, Monsanto, Pirelli, Odebrecht, Embasa, Jhonson, Solví, RedBull, Braskem, JF Steel, Ademi-BA, Arena Fonte Nova foram alguns dos clientes desse serviço. Os prêmios também vieram junto com a visibilidade desse trabalho, Prêmio Brasil Criativo, Barra Mulher, Prêmio Solví, Prêmio Monsanto e outros foram conquistados em parceria com empresas e instituições. Alguns profissionais que já atuavam na área de gestão de resíduos sólidos e sustentabilidade também se aproximaram, dois grandes profissionais me deram mais confiança em seguir nesse trabalho e perceber que estávamos trazendo bons resultados.
Acreditar que é possível sempre foi a nossa maior motivação.
Foi essa motivação que me fez chegar até aqui.
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