Acreditar que é possível sempre foi a nossa maior motivação - Luciana Galeão
737
post-template-default,single,single-post,postid-737,single-format-standard,theme-bridge,bridge-core-2.5.9,woocommerce-no-js,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,paspartu_enabled,paspartu_on_bottom_fixed,qode_grid_1300,qode-content-sidebar-responsive,columns-4,qode-theme-ver-24.4,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-6.4.2,vc_responsive

Acreditar que é possível sempre foi a nossa maior motivação

Em algum dia do ano de 1996 percebi que os retalhos de couro que varria para jogar fora, formavam lindos mosaicos, e que era aquilo que deveria estar nas roupas que criava. Como fazer? Muitos testes, cortes, como fixar? Qual o tamanho ideal? Como manter o caimento dos tecidos? Como ter paciência e principalmente transferir essa paciência para as minhas costureiras, como fazer para não me acharem louca (risos!) foi difícil no começo, mas superamos essa fase.

Os meus mosaicos foram a primeira experiência, foi aí que percebi que podia ressignificar, pensar em soluções criativas para as sobras de materiais passou a fazer parte das minhas inspirações. Minha carreira como designer de moda passou a ter um diferencial pois misturar na mesma receita, inovação, criatividade, processo artesanal, arte, materiais inusitados e superar os desafios dessa construção.

Pensar na moda além da roupa sempre foi muito claro para mim, moda vem de “modus” então comportamento sempre foi o meu foco . Entender que o meu trabalho com a moda não se limitava somente a fazer roupas, mas contar histórias através de produtos, agregar valor as coisas e seguir o conceito verdadeiro do design, ter função e levar qualidade de vida para as pessoas, bem estar.
Desde o início da minha carreira moda e responsabilidade social estão juntas, instituições como GAPA, Projeto Axé, APAE e tantas outras e trabalhar em comunidades passou a ser um prazer, como um projeto pessoal e que de forma espontânea se tornou um dos propósitos da marca Luciana Galeão.

Montei um curso com conhecimentos técnicos como designer e juntei com a experiência como gestora, minha formação na academia contribuiu muito, pois sou formada em gestão em negócios de moda e design, somei o título com a experiência do trabalho criativo e de gestão da marca e passei a ser convidada por muitas empresas que precisam fazer ações sociais com grupos produtivos.

Com o passar do tempo comecei a juntar tudo: o olhar para ressignificar com o trabalho com ações sociais e o design. Em 2010 iniciei trabalhos maiores, transformando grandes volumes de resíduos em produtos com valor agregado, empresas como Ford, Monsanto, Pirelli, Odebrecht, Embasa, Jhonson, Solví, RedBull, Braskem, JF Steel, Ademi-BA, Arena Fonte Nova foram alguns dos clientes desse serviço. Os prêmios também vieram junto com a visibilidade desse trabalho, Prêmio Brasil Criativo, Barra Mulher, Prêmio Solví, Prêmio Monsanto e outros foram conquistados em parceria com empresas e instituições.  Alguns profissionais que já atuavam na área de gestão de resíduos sólidos e sustentabilidade também se aproximaram, dois grandes profissionais me deram mais confiança em seguir nesse trabalho e perceber que estávamos trazendo bons resultados.

Acreditar que é possível sempre foi a nossa maior motivação.
Foi essa motivação que me fez chegar até aqui.

Compartilhe
Luciana Galeão
carvalhogaleao@gmail.com

A designer Luciana Galeão trabalha na solução do problema de descarte de resíduos sólidos, através do reaproveitamento, utilizando a fusão entre criação em design de moda, gestão, pesquisa de matérias primas recicláveis e o empreendedorismo social. Há 20 anos desenvolve pesquisas sobre matérias primas alternativas, sendo uma das pioneiras no Brasil em operar nos moldes conceituados como Economia Circular e soluções de Upcycling, com ênfase em Design Circular voltado para produtos sustentáveis com grande valor agregado.

Sem comentários

Deixe um comentário