
23 out Luciana Galeão faz exposição com vivências e experiências de upcycling – reuso criativo de resíduos
DETALHES DO FEITO Á MÃO, A POESIA DO FAZER.
A artesã, designer e gestora Luciana Galeão faz a exposição “Detalhes do Feito À Mão” A mostra aborda experiências, vivências e processos construídos ao longo dos 25 anos da marca Luciana Galeão com ênfase no upcycling – reaproveitamento criativo de resíduos. É uma lente de aumento para os detalhes do trabalho manual pelos olhos de quem faz.
“O fazer manual vai na contramão de toda a velocidade desse mundo atual, sem pressa fazemos e em nossas mãos levamos a energia da transformação para algo que precisamos urgente resolver, o lixo, um problema global. Para nós que entendemos a necessidade e fazemos essa transformação acontecer, o conceito do lixo é que está errado, e o lixo deixa de ser algo descartável para ganhar um novo ciclo de vida.”, explica Luciana.
O propósito da exposição é integrar os temas socioambientais, moda e processos criativos, ampliando a visão do público sobre o tema, exibindo as múltiplas experiências da marca Luciana Galeão com as inovações artesanais e sustentáveis feitas com a reutilização de materiais descartados.
Em exibição, estão peças do acervo da marca e uma coleção inédita, feita com reutilização de resíduos de couro sintético , animal e têxtil.
Detalhes do Feito Á é Poesia do Fazer, uma exposição que leva a moda sustentável feita com o conceito do upcycling, fortalecendo o conceito de moda como modo, cultura, comportamento e costume.
Como explica Luciana, “isso é importante, principalmente nesse momento em que a cultura de ressignificar o que jogamos no lixo precisa realmente ser entendido como uma mudança de cultura e não somente como um simples gesto”.
O foco está no fortalecimento da cultura da reutilização de materiais de forma criativa e no incentivo do consumo consciente, voltado para a preservação dos fazeres artesanais e da expansão da economia circular.
O acervo da exposição é formado por peças como os vestidos feitos com reutilização de uniformes dos trabalhadores da construção civil, confeccionada no ano de 2012. Os uniformes foram descosturados, estampados e ganharam um novo ciclo de vida.
O manto para Nossa Senhora do Carmo, feito em parceria com as artesãs Sandra Moreira Tanajura Galeff e Marta Luna, em junho de 2019
Peças de roupas não comercializadas que foram descartadas por uma marca de moda e que ganharam uma nova identidade e transformadas em novas peças .
Todos os bordados em mosaico são feitos manualmente, reutilizando resíduos de couro sintético e animal descartados pela indústria de calçados .
Mais acima na postagem seguem fotos do processo de bordados, feitos por Luciana manualmente.
A exposição tem circulado por diferentes lugares da cidade de Salvador desde o dia da sua abertura. De 28 de outubro á 6 de julho na Galeria Francisco de Sá no Museu Eugênio Teixeira Leal, passando pelo Espaço Caixa Cultural no período de 9 de julho á 7 agosto e chega agora no Shopping Itaigara ficando de 14 á 30 de setembro. Acompanhe mais informações por aqui e por nossas redes sociais.
Luciana Galeão
A artesã e designer Luciana Galeão trabalha na solução do problema de descarte de resíduos sólidos, através do reaproveitamento, utilizando a fusão entre criação em design de moda, gestão, pesquisa de matérias primas recicláveis e o empreendedorismo social.
Há 20 anos desenvolve pesquisas sobre matérias primas alternativas, sendo uma das pioneiras no Brasil em operar nos moldes conceituados como Economia Circular e soluções de Upcycling, com ênfase em Design Circular voltado para produtos sustentáveis com grande valor agregado.
Siga as nossas redes sociais @int.lucianagaleao e @lucianagaleaoatelie e acompanhe as postagens sobre o Instituto Luciana Galeão e Luciana Galeão Ateliê.
Ficha Técnica
Curadoria da Exposição: Luciana Galeão e Sandra TM Galeffi
Expografia: Luciana Galeão e Sandra TM Galeffi
Coordenação executiva da Exposição: Sandra TM Galeffi
Comunicação: T2 Comunicação e Gestão de Projetos
Fotografia: Gilmar Cruz
Realização: Luciana Galeão
Apoio: Museu Eugênio Teixeira Leal – Fundação Econômico Miguel Calmon
Agradecimentos: Museu Eugênio Teixeira Leal, Galeria Francisco Sá, Cineteatro Góes Calmon, Eliene de Bina, Léo Regis – Casarão 17, VM Ateliê – Vilma Maria, Ateliê Iara Oliveira, Ivone Lima, Gilmar Cruz, Talyta Singer, Estela Santana, Sandra TM Galeffi, Cláudio Moraes.
Agradecimento especial a todas as pessoas que contribuíram para a construção dessa história.
Claudio Moraes
Publicado às 06:17h, 24 outubroOs Soteropolitanos estão sendo agraciados com essa belíssima exposição do ” Detalhes do feito a mão ” da Designer Luciana Galeão…..” a impecável Baianinha” que conquistou o Brasil e o mundo com seu grafismo e mosaicos……é que vestiu e veste vários artistas e celebridades do Brasil…….vale apenas conferir
Luciana Galeão
Publicado às 09:18h, 26 julhoAgradeço de coração o seu comentário! Estamos com novidades sobre a exposição e logo em breve estaremos postando aqui. Continue nos acompanhando!
Claudio Moraes
Publicado às 20:07h, 28 outubroSaia de casa pra fazer algo interessante….que libere os hormônios do bem estar: dopamina…sérotonina e todas minas….venha visitar a exposição Detalhes do feito a mão…….da Designer Luciana Galeão que não precisou sair da Bahia pra conquistar o mundo……..simplesmente Surreal essa coleção..
Luciana Galeão
Publicado às 09:20h, 26 julhoMuito obrigada por essas palavras maravilhosas!!